segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cupcake Vanilla com recheio de cocadinha

Estava sem máquina, tirei a foto com a webcam.

Ainda fazendo testes para encontrar o melhor cupcake para o niver do Mimi, acabei testando um de massa branca. Escolhi o sabor de baunilha e não me arrependi. Essa massa é a melhor! Dá mais trabalho pra fazer, é preciso ter uma batedeira em mãos. Mas o resultado surpreende: massa fofa e molhadinha, sabor muito pronunciado da baunilha. Um sonho! E com o recheio, mantém a massa assim por mais tempo. A cobertura dá o grand finalle!
Rende cerca de 12 cupcakes (forminha 0)

Ingredientes
Massa 
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3/4 de xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 1 pitada de sal
  • 100g de manteiga sem sal (eu usei margarina e deu super certo)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 2 ovos
  • 3/4 de xícara (chá) de leite

Preparo
Arrume as forminhas para cupcake (de papel, eu uso a número 0, da Mago) sobre uma outra forma, de silicone ou metal, próprias para cupcake ou as de empadinha. Em lojas de artigos para festas e confeitarias, você encontra tudo isso. É baratinho!
Preaqueça o forno a 180ºC.

Peneire a farinha, o sal e o fermento em uma vasilha e reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a baunilha e bata novamente. Vá adicionando os ovos, um por vez, batendo bem a cada acréscimo.
Lentamente, intercale a mistura de farinha e o leite, termine com a farinha e não bata muito (ali tem fermento). 
Distribua nas forminhas não ultrapassando 2/3 da capacidade de cada uma. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Fique vigiando, o ponto correto é quando enfiar um palito, este sair limpo. O bolinho não deve dourar, senão a massa fica ressecada.
Retire do forno e leve para esfriar sobre uma grade.

Cocadinha
Fiz a olho, mas usei um pouco de margarina, leite condensado e coco em flocos. Levei ao fogo até obter um ponto de cocada mole. Desliquei o fogo e coloquei umas gotinhas de baunilha (e usei corante verde pra fazer uma graça, mas é opcional). Deixe esfriar.

Buttercream
Para cada 100g de manteiga sem sal, use 1 xícara (chá) bem cheia de açúcar de confeiteiro e 2 colheres (chá) de essência de baunilha. Se quiser o creme colorido, basta usar corante em gel (coloque aos poucos, porque o corante é forte e a cor pode ficar muito escura - o ideal é ir colocando microporções com um palito de dente). 
Bata a manteiga na batedeira até formar um creme claro. Vá adicionando o açucar e quando incorporar bem, junte a baunilha, incorpore novamente. Se for colorir, vá usando o corante nesse momento e batendo até obter o tom. Coloque o creme em um saco para confeitar e solte a sua imaginação. Eu gosto muito de usar o bico pitanga.

Assim que os bolinhos estiverem frios, corte com uma faca de ponta um quadradinho e retire a tampa. Recheie com a cocadinha, tampe novamente e cubra com o buttercream. 
Enfeite com confeitos e delicie-se!

Pecado é comer um só!

2 comentários:

Anônimo disse...

A cara tá ótima, que vontade de comer que deu!

Este Buttercream não fica enjoativo??

Vou fazer em casa!

Angel

Adriana Bandeira disse...

Angel, eu amo o buttercream, particularmente acho que é o complemento ideal. Mas gosto é algo muito pessoal, né? Dá pra colocar chocolate, geléia, café forte... mas adoro o de baunilha.
Caso queira, pode usar outras coberturas, desde brigadeiros moles, pasta americana (não curto) ganaches, merengue, vai do gosto!