quarta-feira, 15 de julho de 2009

BOLO SALGADO

Meu último bolo, redondo desta vez.

Bolo feito por mim, decorado com papel de arroz e purê de batatas.


Sabe aquele bolo salgado que servem em festas de aniversário, feito com pão de forma, super cremoso e saboroso? Tenho uma receita supimpa. E a partir de agora, compartilho com você!!!!

Ingredientes
  • 1 pacote de pão de forma sem a casca
  • 1 peito de frango grande
  • 1 cebola grande picada
  • 1 colher de margarina ou azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 sachê (200g) de maionese
  • 1 lata de ervilhas
  • 1 tomate sem sementes, picadinho
  • 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 copo de requeijão
  • 1 colher (sobremesa) de orégano
  • 1 envelope de Sazon® Vermelho
  • sal e pimenta a gosto
  • cheiro verde a gosto
  • 2 folhas de louro
  • batata palha para decorar
Preparo
Comece cozinhando o peito de frango em água, o alho amassado, sal e 1 folha de louro. Depois de cozido, limpe e desfie. Reserve.
Aqueça a margarina ou azeite, refogue o alho e a cebola. Junte o frango, vá refogando mais um pouquinho e acrescentando o Sazon, o molho inglês, pimenta, orégano, a folha de louro. A essa refoga, junte 2/3 xícara (chá) de água. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o caldo secar. Então coloque o tomate picado, as azeitonas e as ervilhas escorridas, mexendo delicadamente. Deite ao recheio 1 copo de requeijão, incorpore delicadamente. Retire a folha de louro, coloque um pouco de cheiro verde, verifique o ponto do sal e reserve. Esse recheio deve ficar bem "molhadinho".
Separadamente, misture a maionese com o creme de leite.

Montagem

Separe um refratário preferencialmente de vidro, quadrado ou retangular. Besunte o fundo da travessa com a mistura de maionese e faça uma camada com as fatias de pão, besunte novamente a camada de pão. Espalhe uma camada de recheio sobre o pão. Cubra com nova camada de pão, besunte e coloque mais recheio. Faça no máximo 3 camadas de pão. Termine cobrindo a camada de pão com a mistura de maionese e coloque uma camada de batata palha. Sirva sempre gelado. Fica mais gostoso ainda de um dia pro outro.




5 comentários:

Anônimo disse...

eu já tive o prazer de comer um pedaço do bolo salgado da Dri q ela me fez de niver e adorei porque fica molhado e mto gostoso essa receita eh a melhor d todas pode confiar;
bj
ga

Anônimo disse...

Oi Dri
Eu sempre vejo esse blog e gosto muito das receitas porque é tudo muito fácil de fazer e sempre dá certo.
Eu fiz o bolo salgado com frango desfiado e aqui em casa foi o maior sucesso. Todo mundo adorou o bolo, ele fica molhadinho e muito saboroso, sem ser enjoativo. Muito mais gostoso que os comprados. Indico pra quem quiser provar algo delicioso, dá um trabalhinho mas vale muito a pena. Farei sempre.
Obrigado por dividir suas receitas com a gente
beijos
Nubia

Cláudia Leite disse...

Eu quero tentar fazer, vamos ver no que dá!!!

bjo!

marluce disse...

O sucesso da Adriana está no fato dela dividir suas receitas com as pessoas... ela semeia e colhe os frutos. Uma pessoa fantástica.

Adriana Bandeira disse...

ahh minha linda amiga!
Obrigada pelo carinho que vc tem por mim!!!! Bjos