Essa receita de bacalhau é um a reunião de várias receitas de Bacalhau a Zé do Pipo. Eu reuni o melhor de cada uma e compus a minha preferida.
Ingredientes
- 700 g de bacalhau
- 1 kg de batatas cozidas e espremidas
- 2 cebolas
- 1 l de leite
- 2 folhas de louro
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 3 dentes de alho
- azeite de oliva
- azeitonas pretas
- 2 colheres (sopa) maionese
Preparo
Lave bem as postas de bacalhau e deixe de molho para remover o sal, por cerca de 36 horas, trocando a água várias vezes durante o período indicado.
Após o período de dessalga, lave, remova a pele e corte o bacalhau em pedaços menores. Leve para cozinhar por cerca de 20 minutos no leite e 1 folha de louro. Retire o bacalhau e reserve o leite. Remova espinhos, mas conserve lascas grandes do bacalhau.
Disponha as lascas num refratário, regue com uma porção generosa de azeite e o vinho branco. Tempere com o alho picadinho. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos.
Faça um purê firme, com as batatas ainda quentes, 2 colheres de margarina e o leite do cozimento do bacalhau (reserve 1/3 de xícara do líquido). Tempere com pimenta-do-reino e muito pouco sal. Reserve.
Corte as cebolas em rodelas finas e leve ao fogo em uma panela, com cerca de 2 colheres de azeite, a folha de louro restante e 1/3 de xícara do leite reservado. A cebola deverá cozinhar lentamente, até que fique branquinha e macia. Disponha sobre as lascas de bacalhau assadas. Por cima, espalhe a maionese. Termine com o purê de batatas. Distribua azeitonas pretas sobre o prato e leve ao forno alto, até gratinar.
Sirva com salada com temperos suaves.
2 comentários:
Se me é permitido, esta receita é chamada de Bacalhau à Zé do Pipo, e não Pito...
Caraca, obrigada!!!!!
Postar um comentário