Tapioca Paraibinha |
Se tem coisa que a gente amaaaaa aqui em casa, é a tal da tapioca. Mas só dava pra comer em barraquinhas no centro da cidade. Eu nunca acertei o ponto da goma e o resultado era um desastre. Até o dia em que o Flávio apareceu com um pacote de goma hidratada para tapioca Paraibinha, pronta para o uso. Basta peneirar na frigideira, rechear e pronto!
Fui testando diversos sabores: mussarela, provolone e mussarela, pizza (tomate, orégano, mussarela), com pimenta doce, com leite condensado e coco em flocos. Mas a melhor de todas foi a que fiz ontem: carne cozida (tipo carne louca) desfiada e mussarela. Pra quem tiver a oportunidade de encontrar no mercado a Tapioca Paraibinha, fica a dica. E quem souber fazer a goma, idem!
A receita de hoje é a da carne desfiada que usei para o recheio (pode ser usada para sanduíches e até na mistura do dia-a-dia)
Ingredientes
- 5 dentes de alho espremidos
- 700g de coxão mole em cubos grandinhos (4x4cm)
- 1/2 lata de molho de tomate
- 1/2 xícara (café) de vinagre
- 5 pimentas doces partidas ao meio, sem sementes
- 1 colher (sopa) de rum ou conhaque
- 2 envelopes de Sazón vermelho
- 4 folhas de louro
- 2 colheres (chá) de orégano
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 colher (cha) de molho inglês
- água
- azeite
Preparo
Numa panela de pressão, aqueça o azeite e frite bem os cubos da carne. Quando estiver dourada, coloque o alho e refogue. Junte o rum ou conhaque, mexa e deixe evaporar. Acrescente as pimentas doces, refogue novamente. Junte o molho de tomate, 1 colher de orégano, o louro, o sazón, o vinagre e água, o suficiente para cobrir a carne e ultrapassar cerca de dois dedos. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 40 minutos, abaixe o fogo assim que pegar pressão. Tome conta para não deixar a água secar e queimar a carne.
Quando estiver dando o tempo do cozimento, retire a pressão e verifique se a carne já está desfiando, molinha. Se estiver, é hora de retirar do molho e desfiar os pedaços. Tempere com o molho inglês e o orégano restante. Coloque também as pimentas cozidas (estarão quase um purê) e hidrate com umas duas ou três colheres do molho. Se quiser, pode colocar salsa picadinha. Está pronto para o consumo. No caso da tapioca, peneirei a goma na frigideira antiaderente, quando as beiradas começaram a soltar coloquei uma porção generosa de mussarela ralada e outra da carne desfiada. Quando começar a derreter o queijo, basta dobrar a tapioca ao meio.
Um comentário:
Olá Adriana!
Passando para uma visita e amei seu blog,já anotei algumas receitas fáceis amei!Obrigada por partilhar recitinhas ´práticas...
Bom dia,t+.
Postar um comentário