terça-feira, 23 de junho de 2009

TOMATE SECO


Tomate seco é uma delícia, mas experimentou comprar no mercado? É o olho da cara, pra não dizer os dois e mais o nariz, a boca... e saber que dá pra fazer em casa e fica muito melhor que o comprado. Quer tentar?

Essa receita não tem quantidade. Tudo depende do quanto você quer e saber que depois de desidratados, eles diminuem de volume.

Você vai precisar de:

  • tomates maduros ( o tipo italiano é o melhor)
  • sal
  • açúcar
  • azeite de oliva
  • alho fresco cortado em lâminas
  • folhas de manjericão frescas
  • orégano seco

Comece cortando os tomates ao meio e remova toda a semente.
À parte, misture açúcar e sal, em uma proporção que, ao colocar na língua, você sinta o gosto de lágrima. Seria mais ou menos a mesma proporção do famoso soro caseiro para rehidratação, mas claro, sem a água (por favor!). E cuidado, sal demais deixa a receita intragável! Siga o conselho do gosto de lágrima.
Arrume em uma assadeira, os tomates virados com o corte para cima. Todos eles. Salpique sem dó o pozinho de açúcar e sal sobre eles. Leve ao forno baixo por 30 minutos. Passado o tempo, remova a água da assadeira e arrume-os todos virados dessa vez, com o corte para baixo.
Você vai repetir a operação aproximadamente 3 vezes de cada lado (3 para cima, 3 para baixo), sempre drenando o líquido.
Sentiu que o tomate está enrugadinho e sequinho? É hora de retirar e começar a arrumação em um pote, preferencialmente de vidro.
Arrume assim:
- uma camada de tomates secos
- temperos que eu citei
- regue com o azeite.

Proceda assim até acabar com todo o tomate. Leve imediatamente à geladeira. No dia seguinte, uh-lalahhh!!!!!

Só tome cuidado para não introduzir talheres com impurezas no interior da conserva.

Dica: não jogue a polpa dos tomates. Faça um suco ou molho com as sobras. Hoje em dia disperdício é sacrilégio!

Nenhum comentário: