Essa foi uma invenção minha, acabei fazendo no sábado à noite. E não é que ficou bom? É um picadinho chinês, com gergelim, shoyo, broto de feijão, carne em tirinhas, e outras delícias. Prove! Dá para duas pessoas!
Ingredientes:
- 200 g de contra-filé picado em tirinhas
- 50 g de champignons fatiados
- 1 cenoura pequena cortada em tirinhas finas
- 1 cebola cortada em pétalas
- 1 colher (café) de molho inglês
- 3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyo)
- 1 punhado generoso de broto de feijão (moyashi)
- 1 sachet (3 g) de glutamato monossódico (Aji-no-moto®)
- 1 colher (sopa) de sementes de gergelim branco
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1/2 xícara de água
- maizena
Lave o broto de feijão e deixe de molho em água com pedrinhas de gelo. Reserve.
Doure o gergelim em uma frigideira e reserve.
Em uma frigideira ou wok, aqueça o óleo e frite rapidamente a cebola, sem deixar que murche. Retire e reserve. No mesmo óleo, frite as tirinhas de cenoura, que devem estar macias porém al dente. Remova do óleo e reserve.
Ainda nesse mesmo óleo, frite as tirinhas de carne. Evite mexer sempre, para que não ressequem. Quando estiverem douradas, acrescente os champignons e mexa bem. Retire da frigideira.
Ao óleo utilizado na fritura, junte o molho inglês, o molho de soja e misture. Jogue 1/2 xícara (chá) de água e deixe levantar fervura, limpando as beiradas e fundo da panela. Coloque o glutamato monossódico.
Dissolva cerca de 1 colher (sobremesa) de maizena em um pouco de água fria e vá adicionando muito vagarosamente ao molho. Deve apenas dar uma leve engrossada, aparentando uma calda lisa, brilhante, mas não muito grossa. Verifique o ponto de sal e acrescente se necessário.
Jogue a carne e os legumes novamente nesse molho. Escorra o broto de feijão, agregue ao picadinho. Desligue o fogo, incorpore o gergelim torrado. Sirva com arroz branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário