quinta-feira, 21 de julho de 2011

Curau de milho verde

Dando sequência às receitas da época junina, é com grande prazer que venho apresentar este delicioso curau, colaboração da minha querida amiga Denise Prado, de Rio Claro. A De me mandou um e-mail com essa receita maravilhosa. Confesso que nunca tinha feito curau em toda a minha vida - é que não sou a maior entusiasta do doce - mas como o maridão gosta eu resolvi tentar.
Gente, muito bom, vale a pena fazer. Esse aqui, vamos dizer, é turbinado com ingredientes que o tornam um doce de garbo e elegância.
Outra coisa, eu não gosto muito de curau duro, no ponto de corte, então fiz ele cremoso, cozinhando menos tempo.
Ingredientes
  • 4 espigas de milho ou 2 latas de milho escorridas
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 vidro (200 ml) de leite de coco
  • 1 colher (sobremesa) de margarina
  • 1 lata de leite condensado
  • canela em pó

Preparo
Se for usar as espigas, retire os grãos com uma faca. Eu usei o de lata, mais prático. Leve ao liquidificador com a água (eu também coloquei o leite para que o resultado fosse uma mistura mais fina, mais fácil de peneirar) e bata muito bem.
Passe por uma peneira, esprema bem até sair todo o caldo (você pode reservar o bagaço do milho para fazer um bolo). 
Coloque o leite de coco e a margarina e leve ao fogo mexendo sempre, até formar um creme grosso. Não se assuste, isso pode demorar uns 40 minutos.
Quando conseguir a textura desejada do creme, adicione o leite condensado e mexa por mais 5 minutos, cozinhando.
Passe o creme para um refratário e polvilhe com a canela em pó.

Nenhum comentário: