segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ESFIHA



Aprendi essa massa num grupo de receitas. Já tinha a minha, mas depois que conheci essa, será então a minha eleita! Fica muito fofa. Mas atenção, tem que deixar a massa bem mole e grudentinha. É chato, mas funciona. Vamos à receita...


INGREDIENTES
Para 1 litro de água: (água morna para quente )
5 colheres de sopa (rasa) de açúcar
5 colheres sopa (cheia) de fermento fresco
1 ovo
1 colher sopa (cheia) de manteiga ou margarina
1 xícara (chá) de óleo
1 colher de café de sal
Farinha +- 1,5 kg ( até dar ponto )

PREPARO
Aqueça a água e separar
Em um recipiente (grande) coloque o fermento, o açúcar e dissolva, acrescente a manteiga, o óleo, o sal e o ovo, misture bem.
Coloque a água morna, vá adicionando a farinha até dar ponto de massa para enrolar bolinhas. O ponto da massa é sempre mais para mole, se a massa ficar muito firme, ficará dura ao assar. Mesmo que precise passar um pouco de manteiga na mão para fazer as bolinhas, é melhor assim, pois a massa ficará muito macia.
Após dar o ponto na massa, passe manteiga nas mãos para ir soltando e sove a massa em uma superfície firme. Faça bolinhas e já comece a abrir, pois cresce bem rápido.
Acomode em assadeira untada e enfarinhada. Pincele com gema e leve para assar em forno médio até ficar dourada, mas não muito. Quanto mais demorar para dourar, mais dura a massa ficará.

Meu recheio:
500g de patinho moído
3 tomates picados, sem sementes
1 cebola picada
pimenta-do-reino e sal
suco de 1 limão
Amasse tudo com as mãos e deixe escorrendo em uma peneira enquanto faz a massa.

Nenhum comentário: