segunda-feira, 2 de novembro de 2015

PÃO DOCE COM CREME



Gente, fiz esse pão doce trançado e essa massa é tudo de bom! Fica muito macia e amarelinha, de comer rezando. O grande segredo é sovar e judiar muito da massa - ela gooooostcha!
INGREDIENTES

1 kg de farinha de trigo, aproximadamente 
2 copos (americano) de leite morno
1 xícara (chá) açúcar bem cheia
250 g de margarina em temperatura ambiente
4 ovos em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de fermento biológico em tablete esfarelado ou 1 envelope de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de óleo

CREME DE CONFEITEIRO

3 gemas peneiradas
300 ml de leite
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho ou farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha

PREPARO
Comece pelo creme. Misture tudo em uma panela e leve ao fogo alto mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por mais alguns instantes, até que engrosse. Deixe esfriar. PS.: cubra com um filme plástico bem encostado no creme, para não criar aquela película seca por cima.

PÃO:
Coloque o leite morno em uma vasilha grande junto com o fermento, mexa bem e acrescente um pouco de farinha até ter a consistência de mingau. Deixe crescer em lugar protegido (dentro do forno desligado é um ótimo lugar) até dobrar de volume.
Acrescente os demais ingredientes (exceto o óleo) e sove bem.
A massa ficará um pouco grudenta, mas não deverá ficar colada nas suas mãos. Faça uma bola, achate-a formando um círculo e distribua o óleo. Feche e sove novamente, sempre enfarinhando levemente a superfície de trabalho. Cuide para que não incorpore muita farinha à massa. Lembre-se judiar bastante da massa deste pão, é o que dará a ela maior maciez. Deixe crescer por 20 minutos.
Pegue a massa, tire pedaços iguais, faça rolinhos compridos e molde as tranças (devem ser finas pois crescem muito), deixe crescer novamente.
Pincele com gema de ovo espalhe açúcar por cima. Confeite o creme por cima, em pontos estratégicos, leve ao forno que já deve estar bem quente. A temperatura do forno deve ser alta (Em torno de 230º), pois quanto mais ela demorar no forno, mais ressecada e dura ela ficará.

Nenhum comentário: