Esse pão é fácil de fazer e fica muito gostoso! Extremamente econômico e rápido. A massa é incrivelmente fácil de trabalhar, não gruda nas mãos e é fofinha. Qualquer pessoa pode fazer!
INGREDIENTES MASSA
30g de fermento fresco para pão (o de tablete)
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) rasa de sal
1 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de óleo
500g de farinha de trigo, aproximadamente
1 gema para pincelar
RECHEIO
1 maço de escarola
350g de bacon picado em cubos
4 dentes de alho
sal a gosto
PREPARO Frite o bacon em sua própria gordura até que fique bem sequinho. Escorra e reserve. Reserve também 1 colher (sopa) dessa gordura. Após lavar bem as folhas da escarola, corte em tirinhas e leve para cozinhar em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve. Aqueça a gordura do bacon reservada (1 colher) e doure o alho, sem deixar queimar. Acrescente a escarola cozida e refogue. Coloque o sal a gosto e depois o bacon. Desligue e deixe esfriar. Numa bacia, coloque o fermento e o açúcar e vá mexendo até dissolver bem. Junte o sal, o óleo e a água, que deve ser MORNINHA. Cuidado para não deixar a água esquentar, caso contrário matará o fermento. Misture tudo e jogue a farinha de trigo. vá mexendo e depois deite a massa em uma superfície e comece a sovar bem. Faça uma bola e divida ao meio. Deixe crescer por 20 minutos em local protegido de correntes de ar. Abra cada bola com um rolo e distribua o recheio. Enrole como rocambole, fechando as laterais. Ajeite os pães em uma assadeira e pincele com gema. Deixe crescer por uns 15 minutinhos e leve ao forno preaquecido a 200 graus até corar os pães.
Dica: você pode rechear com calabresa moída temperada + catupiry, torresmo, salsicha, tipo pizza (presunto, queijo, tomate e orégano), espinafre + ricota ou o que a sua imaginação mandar!
Sovar o pão faz com que ele fique mais macio. Abuse!
Água sempre morninha, da temperatura da pele. Mais que isso prejudica o crescimento da massa.
A massa é ótima, já é bem temperadinha e pode ser usada para fazer bolinhas de queijo, coxinhas.... sugiro o recheio de queijos nesta receita, mas você pode usar carne moída refogada, escarola refogada, presunto e queijo, abobrinha refogada, enfim, uma enorme gama de recheios a seu gosto. INGREDIENTES MASSA 1/2 litro de leite 1/2 litro de água 1 colher (sopa) de margarina 2 sachês de caldo de legumes 1 colher (chá) de orégano 500g de farinha de trigo
2 ovos batidos para empanar farinha de rosca para empanar
RECHEIO 150G de mussarela ralada 150g de queijo prato raladp 100g de provolone ralado
PREPARO Misture os queijos e reserve. Se gostar, tempere com um pouco de orégano.
Leve ao fogo em uma panela grande, o leite, a água, a margarina, orégano e os sachês de caldo de legumes. Quando levantar fervura, despeje de uma só vez a farinha de trigo e mexa vigorosamente até desprender do fundo da panela. Deixe esfriar. Em uma superfície lisa, sove a massa e abra com um rolo em espessura não tão fina e corte em círculos (use uma xícara como cortador). Coloque uma porção de recheio no centro de cada círculo e feche formando uma meia-lua. Empane passando cada salgado no ovo batido e na farinha de rosca duas vezes. Frite em óleo quente.
Mais um prato baratérrimo, delicioso e fácil demais! O fubá e a goiabada "ornam" demais, gente. Ah, experimente com café! INGREDIENTES 2 xícaras (chá) de fubá 1 e ¹/² xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 gemas 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 xícaras (chá) de manteiga (eu usei margarina e deu super certo) 1 tablete de goiabada (500g) picada
PREPARO Preaqueça o forno (temperatura alta, 250 a 275º) Misture todos os ingredientes, exceto a goiabada. Com a ponta dos dedos, agregue tudo até que vire uma farofa homogênea. Forre o fundo de um refratário (retangular médio) untado com metade da farofa. Disponha a goiabada picada sobre a farofa e depois cubra com a farofa restante. Leve ao forno alto por 20 minutos. Desligue e corte em quadradinhos. Se gostar, salpique canela e açúcar de confeiteiro, ou ainda castanhas torradas. Sirva quando estiver morno ou frio (apenas corte o fregolá ainda quente, mas não mexa, ele vai esfarelar).